sábado, 17 de janeiro de 2015

BACK TO THE PAST: JACKIE STEWART E A DISLEXIA

BOA NOITE PESSOAL! Tudo bem com vocês? Voltei mais uma vez com a sessão BACK TO THE PAST, que traz histórias interessantes e desconhecidas dos heróis do passado na Fórmula 1. Ontem eu tinha falado da história de François Cevert com a vidente e hoje eu vou falar de algo que com certeza muitas pessoas não sabe sobre o "escocês voador" Jackie Stewart: Ele tem dislexia.

Nesse trecho de uma parte da sua autobiografia que foi postada pequenos trechos no jornal "The Telegraph", Stewart conta que ele sentia inferior na escola e que foi espancado por ser "burro" e que nunca esqueceu o sentimento de ser humilhado em frente a uma sala com 53 alunos por não saber ler e nem escrever.

A saída para ele foi o tiro esportivo. Jackie era tão bom que quase foi para as olimpíadas, mas foi as corridas que Stewart provou ter talento. Mas mesmo correndo, a dislexia, até então desconhecida por ele, lhe atormentava.

O FANTÁSTICO CIRCO DA FÓRMULA 1 traz a reportagem traduzida para vocês agora!!!!!!!!!!!!!!!


Superando obstáculos - Jackie Stewart superou o complexo de inferioridade e a dislexia e se tornou o escocês voador" da Fórmula 1


REPORTAGEM

JACKIE STEWART: "A DISLEXIA ARRUINOU A MINHA VIDA"

Sir Jackie Stewart sempre se sentiu inferior na escola


No segundo extrato exclusivo  da sua autobiografia, Jackie Stewart revela como ele de repente superou uma incapacidade pela falta de confiança como uma criança depois de levar em atirar - e como, se o seu irmão mais velho não tivesse introduzido ele para o mundo do esporte a motor, ele poderia ter juntado a empresa da família e se tornar um mecânico. 

Manhã de segunda-feira no outono de 1948 na escola primária da Academia de Dumbarton.

Eu estava com 9 anos e o momento que eu estive temendo por semanas estava sob mim - Eu estava sobre ser pedido de ler alto pela primeira vez.

"Tudo bem, Jackie, é a sua vez", a professora disse. 
Ela acenou para mim para fazer o meu caminho da linha da frente aonde os estudantes não tão inteligentes eram supostos a sentar, até eu estava ficando do lado dela, enfrentando a sala de 56 garotos e garotas.


"Agora", ela disse, me passando um livro, "Leia alto do começo do capítulo".

Eu olhei para a página e vi nada além de uma massa de letras indecifráveis. Todo mundo parecia me considerar como um pequeno garoto insolente com um vislumbre no meu olho mas, naquele momento terrível, a magra aparência de confiança foi despejada.

Enquanto eu comecei a corar, eu me tornei consciente dos meus colegas de classe mais espertos começarem a rir em silêncio. Eu me senti preso em um pesadelo e eu senti as lágrimas começando a fluir.

"Pare de bancar o bobo", a professora disse, agora ficando brava. "Você está desperdiçando o tempo de todo mundo. Rápido e comece a ler".

"Eu não posso", eu murmurei.

Eu não posso exagerar a dor e a humilhação que eu senti naquele dia enquanto eu voltei para o meu lugar, com a maioria dos meus colegas de classe rindo alto.

Talvez é algo que apenas as pessoas que também sofrem de uma incapacidade de aprender tal como a dislexia podem entender.

Dia após dia, eu estava feito para sentir inferior. Eu comecei a temer em ir para escola e procurava por qualquer desculpa para ficar em casa. Primeiro, eu tinha gripe, então dor de estômago, então a minha perna estava dolorida.
Todo aspecto da minha vida parecia estar definida pela minha aparente falta de inteligência.

Existiam garotos e garotas de quem eu gostava, mas eles não queriam ser meus amigos porque todo mundo dizia que eu era grosso. Então eu comecei a passear com aqueles em uma posição semelhante a minha porque eles não riam de mim.

Pela época eu estava com 14 anos, um mero sobrevivente parecia ser o limite da minha ambição. Então, uma noite fria de novembro, eu escutei uma voz enquanto eu estava andando para o ponto de ônibus: "Hey, quem você pensa que você é?". 
Eu vi nada além de um borrão de punhos e botas. Eu fui deixado deitado na calçada, poucas jardas longe do meu ponto de ônibus, com uma clavícula quebrada, três costelas trincadas e um nariz quebrado. Nos anos para vim, as pessoas presumiam que o inchaço no meu nariz foi causado em uma corajosa colisão pela glória no Grande Prêmio. A realidade é que eu fui espancado na Dumbarton High Street.


Mas esse espancamento foi uma chamada para acordar.
"Tudo bem", eu disse para mim mesmo, "você não pode ser o garoto mais brilhante na escola, mas você sabe tanto sobre carros quanto qualquer dos seus amigos. Você pode ter que trabalhar um pouco mais duro, fazer as coisas em uma maneira levemente diferente. Você pode ter que prestar uma atenção extra para detalhar, mas você pode fazer isso".

A minha vida mudou no dia de ano novo de 1953, quando, com 13 anos, eu fiz parte de uma competição de tiro de pombo de argila.

Contra toda expectativa, fui eu que foi chamado para ficar na frente de todo mundo - dessa vez, não ler alto e ser zombado, mas receber um troféu e ser aplaudido. Eu provei que eu era capaz de ter sucesso em algo.

A minha postura para a vida começou a mudar. Eu me lembro a começar a me sentir nervoso na noite antes de uma competição. Isso era diferente da sensação paralisante do medo que eu sempre senti antes de um exame acadêmico. Eu estava nervoso porque eu sabia que eu poderia fazer bem.

O tiro (esportivo) me ensinou como lidar com a pressão, como misturar com as pessoas de diferentes caminhos da vida, como me conduzir quando eu ganhava e quando eu perdia. Também me fez consciente que eu atuaria melhor quando eu estava com fome.

No curso de cinco anos essenciais, me transformou em um jovem esportista competitivo que se sentia confortável em uma companhia adulta.

No meu 21º aniversário, no entanto, eu estava amargamente desapontado quando eu falhei de ser selecionado para a equipe de tiro ao alvo da Olimpíada. Eu imaginei então que a minha vida seria gasta trabalhando na garagem da família, mas já eu me tornei interessado no esporte a motor através do meu irmão, Jim.

Oito anos mais velho do que eu, ele era "o inteligente" que passou em todos os seus exames. Eu era o pequeno Jackie em calças curtas que seguia o seu irmão maior ao redor. Jim primeiramente foi correr quando ele tinha 18 anos e ele sempre me levava junto.

Eu fui para o meu primeiro Grande Prêmio da Inglaterra em 1953 e pode ter havido um pouco entre 80 mil pessoas em Silverstone tão emocionadas e orgulhosas como eu, porque o meu irmão era o piloto mais jovem do grid. Foi Jim que me tirou do deserto da escola dentro do emocionante e colorido mundo do esporte a motor aonde eu encontraria a minha real salvação.

"A sua mãe não te deixará pilotar", todo mundo me disse, quando foi oferecido a mim uma chance atrás do volante. Eles estavam certos.

Quando Jim abandonou com um machucado no seu ombro, com 24 anos, ela declarou: "Já houve um piloto de corrida nessa família e isso é mais do que suficiente". Então eu não pedi para ela. Em vez disso, eu entrei nas corridas sob o nome de "A.N. Other".

Na minha primeira excursão, eu terminei vice-campeão. Logo o senhor "A.N. Other" começou a desenvolver uma reputação no mundo do clube escocês de esporte a motor.

Em 1962, quando eu troquei juras de casamento com a senhora Helen McGregor de Helensburgh, uma fotografia foi publicada no jornal local e o título me referia como um jovem piloto de corrida.

Minha mãe leu isso e percebeu que, sem a sua permissão, pelos últimos nove meses, eu estava pilotando atrás de uma máscara.
Ela olhou para mim brevemente, sem sorrir, então se virou para a janela.

"Mãe, eu vou para o esporte a motor", eu disse. "As pessoas pensam que eu poderia ser muito bom nisso e existe dinheiro para ser feito".

"Bem", ela disse, ainda olhando para a janela, "você acha que poderia chover hoje?".

Eu menti para ela, então ela não viu razão para que ela tivesse alguma notícia da minha (carreira) no esporte a motor - não naquele dia, nem no próximo dia... de fato, nunca.

Através de três títulos mundiais e 27 vitórias de corridas, minha mãe - que adorava carros e amava dirigir rápido - nunca uma vez me reconheceu como um piloto de corrida.

Muitos anos depois, o meu filho de 17 anos, Paul, me encontrou sentado sobre um pátio do lado da piscina da nossa casa na Suíça e declarou: "Papai, eu quero ser um piloto de corrida".

Ah não! Não. Não. Não.

Eu estava chocado. Por natureza, eu sempre tento estar muito bem preparado, mas eu não via isso chegando.

"Paul, eu não posso te ajudar", eu respondi, agitado.

"Por quê?", ele disse.

"Porque eu não quero que você seja um piloto de corrida e a sua mãe odiaria isso".

Como um piloto de corrida, eu estava consumido pelo desafio de tentar vencer a corrida; como o pai de um piloto de corrida, eu estava consumido pelo medo. Eu podia ouvir a voz da minha falecida mãe dizendo: "Agora você sabe como se sente".

Durante todos os meus anos de vitória, eu nutri um senso de ser inadequado. O que as pessoas falariam, eu geralmente indagava, se elas descobrissem isso, na realidade, que Jackie Stewart não era tão inteligente?

Mesmo a alegria de vencer um Grande Prêmio era tingido com medo porque eu teria que ficar em um pódio, na vista do público por completo, enquanto que o hino nacional estava tocando. O tão difícil que eu tentei, era impossível para mim aprender as palavras.

Então eu idealizei uma maneira de trabalhar ao redor do problema. Eu aprendi a cantar um milisegundo atrás de todo mundo, repetindo as palavras o tão cedo quanto eu ouvia elas.

Mesmo quando eu me tornei um campeão mundial de Fórmula 1, quando eu estava misturando a riqueza e a fama ou fechando negócios maiores, eu ainda me sentia desesperadamente inadequado nas matérias relativas para os "três Erres" (é um programa educacional para ler, escrever e saber aritmética).

Sempre pareceu um paradoxo que eu não posso recitar o alfabeto além da letra "P", mas eu sei cada mudança de giro e distância de freada necessárias para negociar as 187 curvas ao redor do circuito da velha Nurburgring na Alemanha.

Então, em 1980, em uma estranha inversão de papéis, eu me encontrei chamado como o pai preocupado chamado para ver o diretor da escola. Dessa vez o garoto quem estava lutando com o seu trabalho acadêmico era o nosso filho de 12 anos, Mark.

"O seu filho é disléxico, em que explica as suas dificuldades na escola", eu fui falado.

"Como ele poderia ter isso?"

"Bem, pode ser hereditário".

20 minutos depois, depois de 41 anos de sentimentos estúpidos e inferiores, eu também fui diagnosticado como um disléxico.

Parecia como se alguém estava chegando com um braço e me salvando de afogamento. O meu sentido de inadequado foi de repente apagado.

[...]



Vocês sabiam dessa história de Jackie Stewart? Pois é, mesmo tendo dislexia, Stewart se consagrou como um dos maiores nomes da Fórmula 1! Além disso, ele fala mais que o homem da cobra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Graças a ele, que lutou pela segurança na Fórmula 1 depois de ver o seu amigo François Cevert morrer em 1973, Stewart conseguiu com que a Fórmula 1 fosse mais segura.

Muitas pessoas falam mal do Stewart, que ele quer segurança e isso não é Fórmula 1, mas o tanto de pessoas que ele viu morrer na pista, está certo ele de querer segurança. Ele perdeu dois amigos queridos, Jim Clark e Cevert, além de Jochen Rindt em 1970.

Gostaram da história? Bjs!


TRADUÇÃO: BRUNA (eu)


Stewart com Emmo!



3 comentários:

  1. Olá, não sabia que ele tem dislexia.. Ele deve ter sofrido bastante durante o tempo da escola sendo chamado de burro, sem saber qual era o problema... e ainda apanhou por causa disso, tadinho, bando de ignorantes quem fez isso u-u
    Bem... pelo menos isso tudo serviu para que ele conseguisse encontrar seu verdadeiro talento e ter muito sucesso nas corridas...
    Menina, dá pra entender a preocupação da mãe dele porque corridas são perigosas, ainda mais naquela época, mas eu ia amar ter um filho piloto *-*
    Beijos
    Dani - SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani! Tudo bem com você? Eu sabia que ele tinha, porque eu vi por acaso em inglês. Eu li esse artigo e fiquei bem comovida. Daí eu me lembrei disso e fui procurar na internet em inglês e achei! Além dele superar o problema no automobilismo, ele também era bom em tiro esportivo!

      Agora eu sei porque ele é tagarela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. A mãe dele nunca aceitou e agora tem que aguentar o filho piloto kkkkkkkkkkkkkkk. Eu não queria meu filho metido nisso não, é perigoso kkkkkkkkkkkkkkkkkk bjs!

      Excluir