terça-feira, 13 de janeiro de 2015

"ROSBERG ACEITAVA CHEGAR EM SEGUNDO; HAMILTON CHORAVA"

ESSA reportagem é bem legal. Traduzi ela a cerca de um mês e me esqueci completamente dela. Nesse artigo que eu vou postar, fala sobre a época que LEWIS HAMILTON e NICO ROSBERG corriam de kart e mesmo sendo adversários, isso não afetou a amizade deles.

O ex-chefe de equipe deles fala que ambos ficaram brincando de luta, que competiam para ver quem comia mais pizza, que não dormiam de noite, faziam bagunça e que amavam sorvete de baunilha.

E que Rosberg andando de monociclo fez com que Hamilton aprendesse a andar também para ser melhor do que Rosberg e disse uma característica que marca os dois até hoje: Equanto que Rosberg aceita o segundo lugar, Lewis Hamilton chora.

O FANTÁSTICO CIRCO DA FÓRMULA 1 traz a reportagem traduzida para vocês agora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Amigos e rivais - Sendo totalmente diferentes, Rosberg e Hamilton criaram um vínculo de amizade desde a adolescência deles

REPORTAGEM

LEWIS HAMILTON E NICO ROSBERG: "ELES AINDA CORRIAM COMENDO PIZZA"


"Nico bateu em mim. Nico bateu em mim", diz Lewis Hamilton calmamente durante o rádio da equipe, descrença quase sombreando em renúncia.

O pneu traseiro de Hamilton começou a se deteriorar como a asa dianteira de Rosberg cortou através da borracha, tudo mas terminando com a corrida do britânico enquanto a sua Mercedes é engolida pelo pelotão.

Hamilton, irritado depois, disse para a imprensa: "Nós tivemos uma reunião sobre isso e ele basicamente disse que ele fez isso de propósito. Ele disse que ele poderia ter evitado, mas ele não queria. Ele basicamente disse, 'Eu fiz isso para provar um ponto' ".

A dupla era competitiva em tudo que eles faziam, incluindo o monociclo e comendo pizza.

A relação de Hamilton e Rosberg estava já tensa antes da segunda volta do GP da Bélgica em agosto. Especialmente depois do erro na qualificação de Rosberg em Mônaco 3 meses mais cedo que deixou Hamilton bravo, como o evento comprometeu a sua própria volta.

Aos olhos de Hamilton, a corrida na Bélgica provou ser um ponto de virada. "Spa foi como, 'Eu vou virar isso. Eu vou ter que virar isso. Isso significa guerra, aquele tipo de sentimento. Eu levei essa energia e virei essa bomba negativa em uma positiva".

Quando os dois lados vão para a guerra existe sempre uma tristeza. Mas uma guerra entre dois amigos de infância? Que correram juntos com 14 anos de idade, vagueavam juntos e sonhavam de uma vida na Fórmula 1 lutando pelo título juntos como companheiros de equipe.... como chegou para isso?

Rebonina: É uma bela noite de verão em Parma, na Itália, em 2000. Hamilton e Rosberg, companheiros de equipe na equipe MBM no campeonato de kart Fórmula A, estão sentando ao oposto de um ao outro em um restaurante de pizza.

O garçom trouxe duas pizzas, então retornou rapidamente depois com um segundo (round de) pizza para ambos os jovens homens. A dupla se olhou, então para baixo para a pizza, então começaram a colocar dentro da boca deles.

"Como uma criança, eu não gostava de pizza, mas eu me lembro frequentemente saindo para jantar com Lewis e Nico", o ex-vencedor de corrida da Fórmula 1 e piloto de rally Robert Kubica, que correu com a dupla em 2000, disse para o BBC Sport. "Eles ainda teriam corridas para comer pizza, sempre comendo duas de cada vez".

"Sempre houve competição. Eles sempre queriam ganhar, superar um ao outro, Mas eles não brigavam. Era uma competição amigável. Sempre havia risadas depois".

"Nós tínhamos tanta diversão. Nós éramos amigos. Era bom. Nós éramos crianças normais, Eu tenho boas memórias de quando estava crescendo com eles".

A amizade de Rosberg e Hamilton vai de mais do que 14 anos, quando eles saíam todo o dia e toda noite em corridas de kart ao redor do mundo.

Eles ainda dividiam um quarto de hotel, em que de acordo com Rosberg era a cena de muitas partidas de lutas de corpo a corpo entre eles. "Era extremamente competitivo entre nós", disse o alemão no recente GP do Brasil. "É o mesmo hoje".

Dino Hiesa, o ex-chefe de kart deles, adicionou em uma entrevista com a BBC Sport: "Muitas vezes eu fui chamado pela recepção sobre algum problema no quarto. Poderia ser barulho ou eles poderiam ter quebrado alguma coisa. Eles nunca dormiriam, então eles estavam sempre cansados na manhã seguinte".

"Ambos gostavam muito de sorvete, particularmente de baunilha. Durante a noite, eles queriam comer sorvete sempre, então eu tinha que sair em todo o lugar e encontrar algum para manter eles felizes. Eles eram só crianças".

Existe uma pausa entre as corridas. Mas a competição não para. Existe tênis de mesa, futebol no parque, video games nas pistas e ainda andando em um monociclo.

"Provavelmente o primeiro pedaço de competição real que nós tivemos foi quando Nico geralmente andava com um monociclo em todo o lugar", disse Hamilton. "Então eu pensei 'Eu tenho que aprender a andar nesse monociclo. Eu tenho que ser melhor do que ele'. Eu passei todo o meu tempo fora do kart aprendendo a andar nesse monociclo".

Rosberg disse que levou para Hamilton apenas duas horas para ele lhe ensinar como usar isso.

Hamilton adicionou: "Eu nunca ri tanto do que quando nós estávamos correndo juntos. Nico estava chutando o traseiro de todo mundo naquela época. Nós tínhamos algumas grandes corridas juntos e construímos um grande relacionamento".

"Nós estávamos justamente chegando e curtindo o kart e comendo pizzas todo fim de semana, lutando todo o tempo e só se divertindo, enquanto que agora são tudo negócios".

Rosberg adicionou: "É engraçado porque existem tantas semelhanças (entre esse ano e o de 2000). Dia sim, dia não existem momentos ou coisas que aparecem e eu posso sorrir totalmente e pensar 'Isso é exatamente o mesmo como era há 15 anos atrás".

Esse relacionamento foi testado nessa temporada, com a dupla indo roda com roda no Bahrein, enquanto que Hamilton estava furioso com Rosberg depois de um incidente durante a qualificação para o GP de Mônaco.

"Nico e eu podemos contar os nossos amigos em uma mão", ele disse na época. "Nico não entraria nesses cinco amigos que eu tenho e eu não entraria nos cinco amigos que ele tem".
Isso veio depois de Rosberg, seguindo uma derrota no começo da temporada, dizendo: "(Lewis vai) me quebrar mentalmente? Bem, boa sorte com isso".

A rivalidade deles foi também comparada para aquela de Ayrton Senna e Alain Prost. Hamilton leva o papel de Senna, o piloto intuitivamente talentoso, que iria com tudo pela vitória, enquanto Rosberg divide semelhanças com o "Professor" Prost - um homem em que a consistência e o cálculo de uma situação trouxeram recompensas.

Esse foi sempre o caso?

"Nico é calmo e educado", disse o chefe de kart Chiesa. "Ele é menos infantil porque ele é o único filho na família. Lewis é um pouco mais forte. Ele quer jogar mais, lutar mais, brincar mais".

É um típico dia de corrida de kart e está muito quente. Existem algumas horas para "matar" durante as corridas. De acordo com Kubica, Rosberg - que cresceu em Mônaco, entraria no motorhome do seu pai, o campeão mundial de 1982 Keke, para descansar e se refrescar.

Hamilton, filho de um trabalhador ferroviário e inquilino de subúrbio, não tinha essa luxúria. Nas viagens de kart, ele teria o seu trailer e um pote de sopa de galinha.

Mas apesar do abismo, a dupla ainda saiam juntos. Eles nunca falaram sobre um dia alcançando a Fórmula 1? "Nós estamos falando o quão legal seria, um dia, se nós estivéssemos na Fórmula 1, justamente o quão legal seria sermos companheiros de equipe. Nós dissemos isso várias vezes", disse Hamilton.
"Eu não posso me lembrar atrás então se eu acredito nisso. Nico falaria 'Quando eu estou na Fórmula 1' e para mim era 'Se eu ainda chegar na Fórmula 1'. Porque obviamente o pai de Nico era um piloto de Fórmula 1 - ele sabia que ele iria fazer isso".

"Para nós, nós nunca realmente sabíamos que iria acontecer, nós justamente mantivemos isso".

É março de 2008 e o Grande Prêmio de abertura na Austrália. Hamilton venceu uma corrida tempetuosa, conseguindo a vitória para a McLaren. Quase tão impressiva é a pilotagem de Rosberg para terceiro em uma Williams que ficava no meio do pelotão.

Hamilton e Rosberg se abraçam no pódio. Esse foi um grande momento na vida deles. Foi a primeira vez que eles estavam no pódio juntos como pilotos de Fórmula 1.

"30 minutos depois do pódio, Lewis me ligou para dizer, 'Hey, você assistiu a corrida? Nós estávamos no pódio na Fórmula 1 juntos finalmente' ", recordou Chiesa.

"Isso foi algo especial para mim, ter uma ligação de Hamilton depois dessa corrida. Nico também me ligou, mas eu falou com ele em uma base mais regular".

Essa temporada, eles estavam fazendo mais do que dividindo um pódio por coincidência - eles estavam lutando pelo título. Como eles lidaram quando eles eram rivais em 2000?

"Às vezes eles argumentariam", disse Chiesa. "Naquele tempo, eu acho que Lewis tinha mais talento do que Nico. No fim da corrida, era geralmente Lewis quem era o vencedor. Se ele não era o vencedor, ele estava na frente de Nico".

"Você poderia ver que era mais fácil para Lewis alcançar o limite, ele pode frear tarde, ele pode pegar mais velocidade dentro das curvas, ele pode fazer melhores manobras para ultrapassar. Ele justamente tem mais talento. Nico era inteligente de entender a situação rapidamente e aprender do Lewis".

É setembro e Hamilton justamente vencer o GP da Itália, com Rosberg em segundo. Hamilton está compreensivelmente contente, especialmente depois do episódio de Spa, enquanto Rosberg está feliz por levar o lado positivo de terminar em segundo.

Era o mesmo quando eles eram crianças? "Nico aceitava terminar em segundo em uma corrida, mas Lewis sempre queria vencer", disse Chiesa. "Ele não gostava de terminar em segundo. Ele estava sempre lutando para vencer".

"Porque Lewis sabia que ele era o melhor, ele queria ser o melhor. Para ele terminar em segundo em uma corrida é realmente ruim, ele estaria realmente chateado. Ele choraria. Isso aconteceu muitas vezes, quando ele não vencia".

Nesse fim de semana, embora, as únicas lágrimas que cairão do rosto de Hamilton se ele terminar em segundo será apenas de felicidade.



Minha gente isso merece um livro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Eu nunca imaginei que eles eram amigos assim mesmo! É engraçado, porque na época eles eram totalmente opostos em tudo: Lewis era "pobre", Nico Rico; Lewis negro, Nico loiro; Hamilton era mais coração; Rosberg mais razão. Eles eram totalmente diferentes!

E é triste que essa amizade ficou abalada por conta da temporada do ano passado. Tomare que nesse ano eles não briguem como no ano passado.

E ai, gostaram?

Bjs!

RETIRADO DO SITE BBC SPORTS: http://www.bbc.com/sport/0/formula1/30009435

TRADUÇÃO: BRUNA (eu)

A amizade não pode acabar :(

3 comentários:

  1. Esse bebê deu trabalho de fazer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olá, uma pena uma amizade assim terminar, esses dois viveram tanta coisa juntos :(
    Bjos
    Dani - SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dani, eu não imaginava que eles eram amigões mesmo, que pena que acabou, agora eles só são "colegas" igual falou o Hamilton em Mônaco.................. bjs!

      Excluir