O FANTÁSTICO CIRCO DA FÓRMULA 1 traz hoje para vocês um pequeno texto que fala do piloto canadense!
Salut Gilles - Gilles é síntese do verdadeiro herói da Fórmula 1
REPORTAGEM
30 ANOS DEPOIS - O LENDÁRIO GILLES VILLENEUVE LEMBRADO
Na história da Fórmula 1, Muitos poucos ícones verdadeiros de corrida ficam no teste do tempo. Mas apesar de nunca ganhar um título estando na Fórmula 1 por apenas 4 temporadas, Gilles Villeneuve definitivamente tem - e 30 anos após a sua morte, sua lenda vive.
Reverenciado pelo o seu talento natural, controle de carro supremo e coragem audaciosa atrás do volante, o seu arrojo, a condução de "faça ou morra", significa que para muitos ele permanece como a personificação de um gladiador do Grande Prêmio e um largamente considerado para estar entre os grande talentos que o esporte já produziu.
Nascido Joseph Gilles Henri Villeneuve em 18 de janeiro de 1950, no Canadá, Villeneuve sempre quis correr e começou por competir em eventos de snowmobile na sua cidade natal, Quebec. Drag Racing e Fórmula Ford seguiu, antes ele progressou para a Fórmula Atlanta, ganhando a sua primeira corrida em 1975. Um ano depois, ele ganhou ambos os títulos do Atlântico dos Estados Unidos e Canadá, ainda dependendo largamente do dinheiro adquirido do snowmobile para pagar o seu caminho.
Um segundo título canadense se seguiu em 1977, mas até então a Fórmula 1 veio batendo. Depois de bater James Hunt da McLaren em uma corrida de Fórmula Atlantic não oficial, a equipe britânica (McLaren) ofereceu ao relativo desconhecido uma pilotagem no GP da Inglaterra em 1977. Era uma oportunidade massiva. Embora dirigindo um antiquado M23 (carro de 1976), Villeneuve separou Hunt e o companheiro de equipe Jochen Mass - ambos com o novo M26 - para se qualificar em 9º. ele terminou a corrida em 11º, mas poderia ter desfrutado os lugares top 5 se não tivesse um problema de medidor de temperatura.
Embora só uma corrida de apresentação, a valentia de Villeneuve atrás do volante atordoou o paddock e despertou o interesse de Enzo Ferrari. Com "O Comendador" o comparando com o herói das corridas pré-guerra Tazio Nuvolari, Villeneuve foi levado para as 2 últimas corridas de 1977, entrando dentro do cockpit do campeão mundial Niki Lauda, partindo da Ferrari.
Inexperiente e largamente sem ser testado no estágio internacional, Villneuve não teve o começo mais favorável para uma carreira numa escuderia. Ele terminou nenhuma corrida e no Japão no final da temporada matou um fiscal e um fotógrafo. Devastado pela tragédia, apenas a sua reserva de aço o parou para perder o foco.
Movendo para uma temporada completa na Ferrai em 1978, o sonho de infância de Villeneuve se tornou verdade e ele não deixaria a oportunidade passar por ele. "Se alguém dissesse para mim que você pode ter três desejos, meu primeiro seria estar dentro das corridas, meu segundo é estar na Fórmula 1 e o meu terceiro é pilotar pela Ferrari", ele foi reportado de ter dito.
A temporada de estreia de seus "sonhos", no entanto, foi desfigurada por vários abandonos. Ele terminou só 10 de 16 corridas e depois de bater na corrida dos EUA do Oeste, os Tifosi (que logo viriam a reverenciar o canadense) chamaram por ele para ser trocado (por outro piloto). Isso provou ser uma chamada para acordar e enquanto o seu acidente avaliado diminuído, então os resultados de Villeneuve devagar melhoraram. No final da temporada, na sua corrida de casa em Montreal, toda a sua promessa finalmente veio bem enquanto ele deu aos 72 mil fãs canadenses com uma memorável primeira vitória. Não apenas ele pilotou impecavelmente, a sua escolha por pneus macios foi nada curto de inspiração.
Villeneuve quase ganhou a corrida de Montreal de novo em 1979, mas depois de uma briga próxima, foi Alan Jones da Williams que ficou com a vitória. Ele, no entanto, triunfaria em 3 corridas naquela temporada. O seu mais memorável show daquele ano e - indiscutivelmente na sua carreira na Fórmula 1 - foi a sua cintilante briga de roda pelo segundo lugar com René Arnoux da Renault na França. Isso foi a Fórmula 1 no mais belo e Villeneuve no seu melhor: ultra competitivo, espírito livre e valente.
Outro igualmente famoso lado de Villeneuve ficou muito em evidência poucas corridas depois na Itália. Embora ainda na disputa pelo título, ele seguiu as ordens de equipe e obedientemente sombreou o companheiro de equipe "número 1", Jody Scheckter, através da linha de chegada, assim assegurando que o sul africano conseguisse o título. Poucos pilotos teriam agido com tanta honra, mas então poucos tinham o caráter de Villeneuve. Ele vivia para vencer, mas ele era também escrupulosamente justo e honesto para um erro. Ele devia ter esperado que 1980 seria o seu ano, mas a temporada provou ser verdadeira desastrosa para a Ferrari e mesmo o talento de Villeneuve falhou em assegurar mais do que 6 pontos.
A equipe e o piloto desfrutaram um tempo melhor em 1981, apesar da distinta falta de pressão aerodinâmica da Ferrari, ganhando 2 corridas. A sua performance sem erros na Espanha, onde ele segurou 4 carros muito mais rápidos atrás dele para ganhar por meros 0,2 segundos, é regularmente citado como um dos maiores pilotos de todos os tempos.
A temporada de 1982 começou igualmente prometendo estilo, graças a óbvia performance da Ferrari 126, mas primeiro um problema no motor na África do Sul, então rodou no brasil e uma desqualificação (por uma asa traseira ilegal) do 3º lugar em Long Beach, em que significou a Villeneuve chegar na 4ª corrida, em San Marino, sem um ponto em seu nome. Lá ele se classificou em 3º e então se encontrou liderando a corrida após o abandono dos rápidos, mas frágeis carros da Renault.
Com a vitória toda mais que garantida, quando a placa do pit da Ferrari ordenou ele e o segundo colocado, o seu companheiro de equipe Didier Pironi, para ir devagar para conservar o combustível, Villeneuve obedeceu as ordens. Pironi não obedeceu e passou Villeneuve. Eles brigaram por um tempo, com a liderança mudando de mãos muitas vezes, mas na última volta, Pironi colocou potência pela última vez e agressivamente fechou as portas para levar a vitória. Depois, um Villeneuve furioso jurou nunca falar com o seu companheiro de equipe novamente.
Tristemente, ele não falou. 15 dias depois, em 8 de maio de 1982, depois de bater violentamente na qualificação para o GP da Bélgica em Zolder enquanto ele perseguia Pironi, fracionariamente um tempo de volta mais rápida, Villeneuve estava morto. A carreira de um dos talentos mais mercuriais da Fórmula 1 foi tragicamente interrompida.
No funeral de Villeneuve em sua terra natal em Berthierville, Scheckter disse de seu ex-companheiro de equipe: "Eu sentirei falta de Gilles por 2 razões: Primeira, ele foi o piloto mais rápido na história do automobilismo. Segundo, ele foi o homem mais genuíno que eu já conheci. Mas ele não se foi. A memória do que ele fez, do que ele conseguiu, estará sempre lá".
E então esteve. Embora ele nunca teve a chance de ganhar um título, isso não importa. Ele correu em 67 Grandes Prêmios e ganhou só 6, mas em 4 curtos anos Villeneuve estabilizou uma lenda que sobreviveu ainda com o seu próprio filho Jacques Villeneuve ganhando o título mundial de Fórmula 1.
Um espírito livre, um talento natural que lutou com toda fibra do seu ser e um cavalheiro, ele foi um dos verdadeiros super astros da Fórmula 1. Fãs reverenciam ele porque eles sentem que ele foi um deles - ele amava o automobilismo e o automobilismo amava ele.
O pessoal pode me detonar, mas se alguém perguntasse para mim quem foi o maior piloto de todos os tempos, eu falaria GILLES VILLENEUVE. Eu acho que Ayrton Senna foi um grande piloto, lógico, mas para mim Villeneuve me tocou mais. Não apenas pelo o seu talento natural, mas pelo o seu caráter também.
Que piloto aceitaria de deixar o companheiro de equipe vencer o campeonato sabendo que ele também tinha chances de vencer? Ele era um piloto maluco da Silva, mas nunca colocou a vida de nenhum outro piloto em risco. O pega entre ele e Arnoux em 1979, ele correndo com 3 rodas ou correndo sem enxergar nada com um pedaço no bico bloqueando a sua visão ou mesmo segurando 4 carros atrás de si sem errar me fez pensar assim.
Não sei qual é a opinião de vocês, mas a minha é essa kkkkkkkkkk.
Feliz aniversário aí no céu, Gilles!!!!!!
Vou postar uns vídeos dele:
Bjs!
RETIRADO DO SITE OFICIAL DA FÓRMULA 1: http://www.formula1.com/news/features/2012/5/13313.html
TRADUÇÃO: BRUNA (eu)
Grande Gilles!!!!!!!!!!!! \o/
Espero que gostem! Bjs!
ResponderExcluirEu amei a serie nova. E aqula "Rosberg aceitava chegar em segundo; hamilton chorava“ e no final quem chorou foi eu. Bj
ResponderExcluirOi Isabella! Tudo bem com você? Que bom que você gostou da nova série *-* tem bastante histórias legais dos pilotos de antigamente.......... :)
ExcluirAquela história do Hamilton e Rosberg é bonita e triste, porque uma amizade tão bonita acabou desse jeito.... bjs!
Isabella alvarez
ResponderExcluirPassando pra avisar que a preguiça bateu e respondo nossos cartomentários amanhã! kkkkkkkkkk' Ai ai, já tô folgada nesse nível Mama Dinah! :P Fora que o calor não está me dando condições de pensar! Meu cérebro deve estar derretendo kkk'
ResponderExcluirE hoje bateu aquela saudade de F1 e MotoGP. Ainda bem que tem o Nadal, fico torcendo pra ele aqui 1 da amanhã kkkkk' e ah! Só fui reparar direitinho naquela foto mais recente do Vettel com a equipe da ferrari e o que eu vi? O cabelo tá crescendo minha gente!! Améeem! kkkkk' Bjs!!
Sua preguiçosa u-u tô esperando então kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu só estou vendo Jackie Chan e torcendo pra que alguma reportagem apareça :( bjs!
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