sexta-feira, 21 de agosto de 2015

SEBASTIAN VETTEL NÃO MUDOU MUITO - MAS A SUA PERCEPÇÃO SIM!

GENTE, eu traduzi um artigo que descreveu praticamente tudo que eu vi durante esses 5 anos sendo fã de Vettel. As pessoas achando que Vettel era chato, antipático, arrogante, um chato de galocha quando ele estava na Red Bull. Mas agora, estando na Ferrari, todo mundo de repente começou a ver ele com outros olhos, achando ele mais legal, brincalhão e simpático. Mas cá entre nós, essas pessoas só perceberam agora o que eu a gente tinha percebido há muito tempo! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

E nesse artigo fala basicamente disso, que Vettel não mudou nada da sua personalidade. Desde antes de entrar na Fórmula 1, ele continua sendo o garoto loiro alegre de sempre. A única coisa que mudou foi a percepção. Mas Vettel tem um lado obscuro também...

O FANTÁSTICO CIRCO DA FÓRMULA 1 traz a reportagem traduzida para vocês agora!!!!!!!!!!!!!!!!!

You don't look different, but you have changed - Sebastian Vettel não mudou, mas a percepção sobre ele sim

REPORTAGEM

SEBASTIAN VETTEL NÃO MUDOU MUITO - MAS A PERCEPÇÃO DELE MUDOU

Sebastian Vettel é realmente um personagem muito mais simpático agora que ele está vencendo com a Ferrari do que na Red Bull? Charles Bradley argumenta que é simplesmente a percepção dele que mudou, mais do que o homem em si.

Outro dia eu tive um argumento com um amigo com que eu trabalho - bem, vamos chamar de um intercâmbio de opiniões até que ambos concordaram que eu estava certo. O assunto era Sebastian Vettel, o piloto da Ferrari, versus Sebastian Vettel, o piloto da Red Bull.

O seu argumento foi que ele nunca ligou muito para o "Vettel da Red Bull", mas que ele gostou do "Vettel da Ferrari" muito mais - OK, tudo bem até agora. Mas quando eu perguntei a razão da mudança do coração, ele então afirmou que Seb mudou drasticamente e se tornou muito mais amigável e divertido desde a sua mudança para a equipe.

Eu não estava comprando isso. A minha opinião é que ele ainda é o mesmo Sebastian Vettel que ele sempre foi - a variável aqui, eu sugeri, foi a percepção dele do meu amigo.

Ele argumentou que Vettel era um personagem arrogante e antipático na Red Bull. Eu contei que a única coisa que Vettel verdadeiramente mesmo fez "errado" na Red Bull foi a confusão do multi-21 no GP da Malásia - na época, pareceu uma decisão do calor do momento aonde ele deixou a sua impiedade refletir do lado da regra no elemento do seu cérebro na grande foto.

Depois de um período de aparente remorso e desculpas para a equipe, algumas semanas depois nós descobrimos que ele verdadeiramente fez isso de propósito - para devolver a Mark Webber por espremer ele na curva 1 no GP do Brasil um ano antes quando ele quase perdeu um título mundial como consequência. Mas isso é arduamente uma ofensa legal...

UM ENCONTRO ANTERIOR

Eu fui uma vez tratado por um exemplo forte do lado escuro da cara de corrida de Vettel quando ele perdeu efetivamente o título da Fórmula 3 Euroseries para Paul di Resta em 2006 na Le Mans.

Vettel já tinha rodado em um término de pódio na corrida 1, mas agravou isso por correr na brita na corrida 2, facilitando a marcha de di Resta para o título. Superado duas vezes pelo seu companheiro de equipe, o pecado capital... imaginem a reprimenda severa que ele recebeu de Dr. Marko por isso!

Era o final de semana da semifinal daquela temporada e eu provavelmente quebrei algumas regras por entrar no parque fechado sem permissão enquanto os comissários franceses não estavam olhando. Eu interceptei Vettel na fila para a pesagem, literalmente segundos depois que ele saiu do carro e tirou o seu capacete. 

Fosse o garoto sorridente e de cabelos despenteados que eu estive mantendo contato desde a Fórmula BMW, aonde ele era claramente um talento extraordinário e com uma personalidade genuinamente de compromisso para ir toda vez que nós conversávamos.

Eu de repente senti como se eu estivesse em uma cena do exorcista - essa simplesmente não era a mesma pessoa que eu me acostumei de lidar. O aspecto mais memorável era que ele nem mesmo soava como o seu "eu regular" enquanto ele rosnava respostas de uma palavra para as minhas questões para quais foram erradas demais.

De fato, a única resposta com mais de uma palavra que eu consegui foi dele sugerindo que eu consegui o que eu queria como um companheiro britânico estava agora indo vencer o título! Fala sobre fora o personagem...

Então, enquanto eu vou concordar que ele tem um lado sombrio, pelo querer de uma melhor frase, os outros 99% do tempo Vettel foi nada além do que gracioso, generoso com o seu tempo e genuinamente engraçado de estar ao redor.

De lado isso, me mostre um esportista de elite e um campeão mundial com vários títulos que não acumula a habilidade de ser completamente rude e sério quando isso se encaixa a eles?

Vettel em 2006, ano do episódio citado acima

MANCHADO PELO DOMÍNIO

O único "crime" verdadeiro de Seb foi o domínio na Fórmula 1 com a Red Bull - o dedo indicador fez uma aparição no último pódio também, mas o Twitter foi cheio de chiados? Nossa, não. Todo mundo amou uma corrida verdadeiramente legal e o resultado da Ferrari (e Red Bull, ironicamente) superando a Mercedes.

Sugerir que ele apenas se tornou uma figura simpática desde que foi à Ferrari justamente não lava a minha opinião. De fato, eu realmente estou impressionado como o quanto ele administrou de ficar com o nível da sua cabeça depois de seguir um sonho de infância de seguir os passos do seu ídolo, Michael Schumacher.

Se existe uma coisa na vida que poderia justificar alguém agindo como um pouco de um jumento, então pilote pela equipe de Fórmula 1 mais famosa no mundo é certamente isso!

Ele é um piloto que eu tenho muito tempo, e eu acho que as sugestões de Bernie Ecclestone que Vettel foi um representante pior do que Lewis Hamilton como um campeão mundial é francamente uma coisa estranha de falar. Eu olho para frente para ouvir o que Vettel tem a dizer, porque eu sei que ele vai dizer algo mais do que o barulho que alguns pilotos regularmente fazem.

JULGANDO O HUMOR PERFEITAMENTE

Eu curti a maneira que Vettel ficou um pouco com os olhos marejados e melancólicos quando foi apontado que ele alcançou o total de vitórias de Ayrton Senna [...] - você poderia dizer que significa muito. Ele então rapidamente bateu de volta no "modo de entrevista" - outra ferramenta mental clara que ele aperfeiçoou durante os anos. Ele é tão aguçado quanto uma tacha.

O seu comentário "c'est pour Jules" no rádio na volta de desaceleração e no pódio foi uma marca do homem e a sua boa vontade de aprender italiano poderia ainda (sussurrar) e ultrapassar Schumacher nos corações do tifosi se ele pode trazer o sucesso que ele conseguiu com a Red Bull.

Uma parte importante da equação inteira "Vettel + Ferrari = Sucesso" vai ser a constância que ele traz para a equipe. Vocês ouviram outro comentário significante no rádio no final de semana (na Hungria)? "Isso mostra o que acontece quando nós não entramos em pânico".

Isso certamente sugere que houve alguns puxando em direções diferentes na garagem, especialmente quando nas sessões de sexta-feira não tinha ido planejado.

Ele traz essa mistura de calma germânica-franco-anglo (saxão) do cockpit que ele aprendeu nos seus anos de formação (lembre-se que ele correu pela Mucke, ART e Carlin antes dele entrar na Fórmula 1) para uma equipe italiana que conseguiu um recorde comprovado de confusão de ideias (justamente pergunte a Fernando Alonso).

E quem sabe o que eles poderiam conseguir juntos se eles continuassem com James Allison no campo técnico?

Outro amigo meu sugeriu recentemente que a Ferrari não foi sábia de ter se livrado de Alonso. O tanto quanto eu avalio o talento sublime de Fernando, eu verdadeiramente acho que foi um dos seus melhores movimentos nos tempos recentes. Esse relacionamento foi seco; haviam dúvidas dos dois lados.

Para mim, as chances de sucesso da Ferrari no futuro agora tudo dobra sobre Vettel permanecer o mesmo velho Vettel que ele sempre foi. Então, poderia haver grandes tempos em frente.

Sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Isso é demais!!!!!!!!!!! Para mim, a maior birra do pessoal com o Vettel era porque ele estava ganhando tudo! Assim como eu via pessoas que gostava de Vettel como pessoa e não piloto!

Agora, que ele indiretamente não está lutando pelo título, ele poderia dizer algumas coisas que ele não falaria antes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Mas claro, vai ter haters em todos os lugares. Esses aí nem com reza brava. Mas é o que eu falo: sabendo respeitar, está tudo certo!

E aí gostaram? Bjs!


TRADUÇÃO: BRUNA (eu)

Que saudade de um Tettel bebê que eu nem sonhava que existia na face da Terra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :)



Um comentário: